História de Lajinha

Teve como núcleo inicial a antiga fazenda São Domingos, de propriedade de Francisco Tomás de Aquino Leite Ribeiro - o Comendador Leite.

Em 1882, o fazendeiro deu início ao patrimônio que, legado aos descendentes, veio mais tarde a formar a cidade de Lajinha. Após a morte do comendador e em decorrência da abolição da escravatura, a fazenda esteve em estado de abandono. Nos primeiros anos deste século, restava apenas uma cultura de café sem tratos.

Segundo a tradição, foi Francisco Mateus Laranja quem dirigiu os trabalhos de derrubada da mata onde viria a crescer o povoado. Em 1910, o desbravador, junto com José Lucas de Barros, recebeu de Antônio Pedro Garcia, genro do Comendador Leite, um alqueire de terra onde foi erguida uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré.

Em 1916, a sede do distrito de Santana do José Pedro - atual município de São José do Mantimento, conforme lei Estadual N. 556, de 30 de agosto de 1911 - foi transferida para a povoação do Lajinha do Chalé. A redução do nome para Lajinha deu-se em 1929. Passou `a município em 1938, desmembrando-se de Ipanema, com parte de território do Município de Mutum.

Curiosidade

Lajinha possui três datas comemorativas. Sabe por quê?
- A emancipação política do Município se deu em 17 de dezembro de 1938 por decreto do Governo do Estado de Minas Gerais. Portando, 17 de dezembro é a data oficial do aniversário da cidade.
- Para as comemorações da emancipação, foi nomeada uma comissão responsável para organizar os festeijos. A comissão, por sua vez, publicou um panfleto convidando a população para a festa de emncipação da cidade que se realizaria no dia 1º de janeiro de 1939. Passado algum tempo foi criado e oficializado o Brasão de armas do Município e nele foi grafado a data de 1º de janeiro de 1939, data da festa, quando na relidade deveria ter sido 17 de dezembro de 1938, data da emancipação.
Para a próxima festa da cidade, os organizadores contaram com o imprevisto das chuvas que aconteceram na região no período de dezembro a maio do ano seguinte, e então somente conseguiram realizar as festividades no mês de junho, no dia 22, e desde então os Lajinhenses teem conhecimento de que o aniversário de Lajinha é 22 de junho. - Em razão desse fato, a geração atual desconhece a data real do aniversário da cidade que é 17 de dezembro de 1938.

Sua população estimada em 2010 era de 19.616 habitantes.[6]

Economia

A economia da cidade é baseada na agricultura (cultivo de café) e no comércio. A exposição agrícola municipal é uma festa tradicional da cidade, para a qual vêm artistas nacionalmente consagrados.

Prefeito atual:Sebastião Moreira Bastos.

Hospitalidade e Turismo

Lajinha é uma cidade pequena mas agradável, de um povo humilde e hospitaleiro. Serve como refúgio de pessoas, para passarem o tempo, por perto de lajinha se encontra a Prata (Distrito) e o Córrego Rico (povoado). A cidade conta com grandes fortalezas de rocha como cercanias naturais que podem ser exploradas como turismo ecológico. No centro da cidade encontra-se a o Santuário de N. S. Aparecida instalado sobre a "Pedra da Baleia". O Santuário é visitado anualmente, no mês de Outubro, por cerca de 5.000 pessoas de diversas partes da região, em uma verdadeira romaria em homenagem à padroeira do Brasil. O marco da cidade é a "Pedra Torta" que com sua beleza pode ser vista de vários pontos da cidade.

Referências

1. ↑ a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3.  Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6.  IBGE 2010. (01 de Janeiro de 2010) Histórico do Censo de Lajinha, "IBGE". Acessado em 2011-fev-27.